1. Por que não devo negligenciar esse conteúdo?
Normalmente nós não damos muita atenção ao conteúdo de transformações de medidas. Há dois motivos principais para negligenciar esse conteúdo quando nos tornamos adultos.
E se você está estudando para os concursos IBGE 2020 e deseja trabalhar no Censo Demográfico 2020, você está no lugar certo e no momento certo. Questões envolvendo o conteúdo transformações de medidas de capacidade são recorrentes nas provas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
O primeiro motivo tem a ver com a banalização, visto que estamos envolvidos com essas medidas de capacidade o tempo todo e em todos os lugares.
- Quanto custa o litro de leite?
- Você tem que tomar 2 ml do xarope pela manhã por 7 dias.
- O copo com 500 ml de suco de laranja custa R$ 7,00.
Enfim, as possibilidades são infinitas e invariavelmente estamos envolvidos nessas situações. A banalização mencionada aqui não significa vulgarização ou insignificância do conteúdo, mas sim comum, corriqueiro e rotineiro.
Justamente pelo fato de termos um tema comum no nosso dia a dia, acreditamos que somos conhecedores exímios das medidas de capacidade, por exemplo.
Quando alimentamos essa crença e não damos a devida atenção a esse conteúdo, geralmente as questões de concurso que englobam transformações de medidas de capacidade não são bem resolvidas pelos candidatos e candidatas a vagas dos concursos do IBGE.
Deixando bem claro, “questões não bem resolvidas pelos candidatos e candidatas” significa candidatos errando questões e, consequentemente, distanciando-os dos seus objetivos: Aprovação no concurso IBGE.
Lembre-se: quanto mais questões você acertar nas provas de concurso público do IBGE 2020, mais pontos você obterá e mais bem classificado estará e, consequentemente, se destacará frente a muitas pessoas que também realizarão esses concursos públicos.
O segundo motivo tem a ver com a nossa dignidade, a nossa honra. Deixa eu te explicar melhor.
Quando fazemos no edital a verticalização dos conteúdos de matemática ou português por exemplo, externamos (verbalmente ou não), muitas vezes de forma automática, o julgamento dos conteúdos que supostamente sabemos e dos que não sabemos.
Para ser mais específico, nesse julgamento não damos muita atenção a conteúdos como potenciação, ortografia, problemas envolvendo operações básicas, acentuação gráfica e transformação de medidas de capacidade, por exemplo.
Normalmente os candidatos ou candidatas acreditam que o conteúdo transformações de medidas de capacidade não causará problemas para eles nas provas dos concursos do IBGE, já que se trata de conteúdo aprendido na 5ª série (6º ano – Ensino Fundamental II).
Nosso objetivo aqui é quebrar as duas crenças apresentadas até aqui de modo que você não mais negligencie nos seus estudos o conteúdo medidas de capacidade e suas transformações.
2. Como realizar as transformações de medidas de capacidade?
Começaremos afirmando que capacidade é o volume interno do recipiente. De forma mais prática, capacidade é aquilo que cabe dentro de alguma coisa. Por exemplo, uma lata de refrigerante, uma caixa de leite ou uma caixa d’água.
A unidade fundamental de capacidade é o litro.
Por se tratar de unidade fundamental, o litro possui três múltiplos e três submúltiplos.
Os múltiplos são o quilolitro (kl), o hectolitro (hl) e o decalitro (dal). Normalmente, os múltiplos do litro são utilizados para capacidades maiores.
Os submúltiplos são o decilitro (dl), o centilitro (cl) e o mililitro (ml). Geralmente, os submúltiplos do litro são utilizados para capacidades menores.
Mostraremos na sequência o quadro de unidades de capacidade. Ela será útil quando você for realizar as transformações de unidades de capacidade.
Você deve estar se perguntando: “Putz…tenho que decorar esse quadro de unidades”.
Sugiro que você produza o seu próprio quadro de unidades e afixe-o num local visível para você. Indicaremos o nosso quadro para que você possa se inspirar.
Basicamente, você tem que aprender a movimentar a vírgula para realizar as transformações de unidades de capacidade.
Há duas perguntas que você deve fazer para movimentar a vírgula de um número numa transformação de unidades.
- A vírgula andará para a esquerda ou para a direita?
- Quantas casas decimais a vírgula se deslocará?
3. Parte prática: Transformando medidas de capacidade.
Vamos iniciar transformando 7,42 l em mililitro.
Queremos transformar a quantidade de uma unidade superior (litro) para uma inferior (mililitro).
A vírgula andará para a direita haja visto a direção tomada ao sair da unidade litro para a unidade mililitro.
Já sabemos a direção, consequentemente, precisamos saber quantas casas a vírgula andará para a direita.
Pela tabela acima podemos concluir que a vírgula andará três casas para a direita.
7,42 l = 7420,0 ml = 7420 ml
Agora vamos transformar 56 cl em hectolitro.
Queremos transformar a capacidade de uma unidade inferior (centilitro) para uma unidade superior (hectolitro).
A vírgula andará para a esquerda haja visto a direção tomada ao sair da unidade centilitro para a unidade hectolitro.
Pelo que podemos perceber a vírgula andará 4 casas para a esquerda.
56 cl = 0,0056 hl
Você percebeu como é fácil transformar as unidades de capacidade?
Para que não haja dúvidas, vamos refazer esses dois exemplos, só que agora em vídeo para que você não deixe nenhum detalhe passar.
Os exemplos mostrados até aqui representam apenas o início da imersão ao conteúdo medidas de capacidade e suas transformações. Para que você evolua ainda mais nesse conteúdo é necessário que você aumente gradualmente o nível de complexidade dos exercícios envolvendo transformações de medidas de capacidade.
Chegar ao ponto de responder corretamente questões de provas anteriores da banca Fundação Getúlio Vargas (FGV) a qual organizará os concursos do IBGE para o Censo Demográfico 2020 é o ponto ideal para quem almeja estar em 2020 trabalhando nesse grande oportunidade.
Para ajudar ainda mais você nessa imersão, preparamos um Quiz onde você poderá colocar em prática tudo que já sabe sobre medidas de capacidade e suas transformações.
4. Vamos colocar a prova os seus conhecimentos agora?
Preparamos alguns exercícios para que você possa interagir mais e colocar em prática tudo que foi aprendido até agora.